segunda-feira, 6 de dezembro de 2010

Papéis Invertidos...

Oitavos de Final: Fisconta 1-3 Jihad N.E.

Os opostos tocavam-se no segundo jogo dos oitavos-de-final. Os Fisconta, primeiro classificado sem qualquer derrota contra o último classificado do Grupo B, a Jihad, que terminou a primeira fase com apenas um ponto.

O favoritismo estava do lado dos Fisconta que não se fizeram rogados e desde o início assumiram essa condição, criando nos primeiros minutos alguns embaraços a René Eduardo que correspondia à altura. Foi já na segunda metade da primeira parte que a Jihad acabou por reagir, muito pela acção de Jorge Carvalho, o MVP da partida: primeiro numa acção individual onde foi travado em falta à entrada da área e, pouco depois, a inaugurar o marcador num excelente golpe de cabeça a antecipar-se ao guarda-redes contrário. Um pouco contra a corrente do jogo, a Jihad colocava-se à frente do marcador mas ainda antes do intervalo, novo revés para os Fisconta. Displicência na abordagem ao lance em zona recuada do terreno bem aproveitada por José Capitão para colocar a sua equipa com dois (improváveis) golos de vantagem.

Na segunda parte, naturalmente, os Fisconta assumiram a iniciativa de ataque e a Jihad praticamente abdicou de correr riscos na frente em prol duma consistência defensiva mais apurada com o objectivo de evitar maus bocados com um possível golo do adversário. No entanto, seria mesmo um erro defensivo a proporcionar a redução da desvantagem no marcador dando um novo alento aos Fisconta para atacar o que restava da partida. A Jihad percebeu, entretanto, o risco que corriam se se limitassem a defender o 2-1 e começou a explorar os espaços criados pelo adversário. Os Fisconta acreditaram sempre que seria possível levar o jogo, pelo menos, para prolongamento mas a faltar, sensivelmente, dois minutos para o final, Francisco Maia desvia subtilmente a bola para o fundo da baliza e coloca ponto final nas aspirações dos Fisconta, originando a primeira grande surpresa do torneio.



Filme dos Golos...
(0-1) Jorge Carvalho corresponde de cabeça a um pontapé de linha lateral e inaugura o marcador
(0-2) Lance caricato na área dos Fisconta com José Capitão a ser premiado pela sua persistência e a encostar para o segundo golo
(1-2) José Araújo recupera a bola à entrada da área adversária e atira a contar, reduzindo a diferença
(1-3) Desvio subtil de Francisco Maia para o fundo da baliza após grande passe de José Capitão

Ficha de Jogo...

(clica na imagem para visualizar melhor)

MVP:
Jorge Carvalho (Jihad N.E.)

Deu o primeiro impulso à surpresa que se haveria de registar no final da partida, ao apontar um golo pleno de oportunidade quando os Fisconta estavam por cima na partida. Depois, a combatividade e luta que empregou durante o jogo foram mais uma barreira à tentativa de recuperação da desvantagem da equipa adversária, assumindo-se como um dos esteios da Jihad.


Flash Interview Jorge Carvalho (Jihad N.E.)...
Jorge Carvalho convicto do valor da sua equipa: "Não é surpresa, é o justo valor da Jihad!"



Flash Interview Renato Almeida (Fisconta)...
Renato Almeida com visão muito concisa sobre o jogo: "Eles ganharam na altura certa, nós perdemos na altura errada"

Sem comentários:

Enviar um comentário