sábado, 20 de junho de 2009

Regulamento...

A equipa organizadora do evento ‘FEP Legends Cup 2009 delineou as seguintes linhas orientadoras:


1. Objectivo do Jogo

1.1 O jogo é disputado na perspectiva do lazer, espírito de equipa, amizade e competição saudável.


2. Número de jogadores

2.1 Os jogos são disputados por duas equipas compostas cada uma por cinco jogadores no máximo, dos quais um é o guarda-redes;

2.2 No mínimo, uma equipa pode ser representada por três elementos;

2.3 É autorizado um número ilimitado de substituições;

2.4 Um jogador que tenha sido substituído pode voltar à superfície de jogo para substituir qualquer outro jogador. Uma substituição pode ser efectuada esteja ou não a bola em jogo, devendo ser observadas as seguintes condições:

2.4.1 O jogador que deixa a superfície de jogo tem de sair pela zona de substituições da sua equipa;

2.4.2 O jogador que entra na superfície de jogo tem também de fazê-lo pela zona de substituições e apenas quando o jogador a substituir tiver ultrapassado completamente a linha lateral;

2.5 O guarda-redes pode trocar de posto com qualquer outro jogador.


3. Duração do Jogo

3.1 Cada jogo terá a duração de 16 minutos, sem tempo de intervalo, apenas com a troca de campo aos 8 minutos.

3.2 O último minuto de cada jogo será de tempo útil, ou seja, o cronómetro pára sempre que a bola não esteja em jogo.

3.3 As equipas não têm direito a um minuto de tempo morto (desconto de tempo).


4. Faltas

4.1 Será considerado pontapé-livre directo o deslizar no solo para tentar jogar a bola, quando esta está sendo jogada ou vai ser jogada por um adversário (tackle deslizante), excepto o guarda-redes dentro da sua área de grande penalidade e desde que não jogue de forma negligente, com imprudência ou excesso de combatividade;

4.2 Será considerado pontapé-livre indirecto quando o guarda-redes, depois de haver soltado a bola, voltar a recebê-la de um colega de equipa sem que a bola tenha primeiro passado a linha que divide a superfície de jogo em duas parte iguais ou tenha sido tocada ou jogada por um adversário;

4.3 Na marcação da falta, todos os jogadores da equipa adversária devem encontrar-se pelo menos a cinco metros da bola até que esta esteja em jogo;

4.4 Serão faltas acumuladas todos os pontapés-livre directos assinalados durante toda a partida, sendo que após a quinta falta a equipa adversária beneficia dum pontapé-livre directo da marca dos 10 metros sem formação de barreira;

4.5 O guarda-redes não está autorizado a manter a bola nas mãos ou nos pés (na sua metade da superfície de jogo) por mais de quatro segundos. Esta infracção será punida com um pontapé-livre indirecto.

5. Pontapé de Linha Lateral

5.1 De um pontapé de linha lateral não pode ser marcado golo directamente;

5.2 A bola deve estar imóvel sobre a linha lateral;

5.3 Os jogadores da equipa defensora devem colocar-se a uma distância mínima de cinco metros do local onde se encontra a bola;

5.4 O pontapé de linha lateral deve ser executado dentro de quatro segundos a partir do momento em que a equipa beneficiada fica de posse da bola;

5.5 O jogador executante deve, no momento de pontapear a bola, ter uma parte de um dos pés sobre a linha lateral ou do lado de fora desta linha.

6. Lançamento de Baliza

6.1 A bola deve ser lançada de um ponto qualquer da área de grande penalidade pelo guarda-redes da equipa defensora;

6.2 De um lançamento de baliza não pode ser marcado golo directamente;

6.3 O guarda-redes não pode jogar a bola pela segunda vez até esta ser jogada por outro jogador ou ter transposto a linha que divide a superfície de jogo em duas partes iguais;

6.4 Se o lançamento de baliza não for efectuado dentro de quatro segundos a partir do momento em que o guarda-redes ficou de posse da bola, um pontapé-livre indirecto é concedido à equipa adversária, devendo ser executado na linha da área de grande penalidade no ponto mais próximo do local onde a infracção foi cometida.

7. Pontapé de Canto

7.1 Pode ser marcado golo directamente de um pontapé de canto;

7.2 Os jogadores da equipa adversária devem colocar-se pelo menos a cinco metros da bola até que esta esteja em jogo;

7.3 Se o pontapé de canto não for executado dentro de quatro segundos a partir do momento em que o executante ficou de posse da bola, será concedido um pontapé-livre indirecto à equipa adversária.

8. Pontuação

8.1 O torneio é composto por 5 grupos de 3 equipas. Todos se qualificam para a segunda fase (oitavos-de-final), sendo que o vencedor do Grupo E fica automaticamente apurado para os quartos-de-final. A segunda fase é composta por jogos a eliminar até à final;

8.2 Vitória – 3 Pontos;

8.3 Empate – 1 Ponto;

8.4 Derrota – 0 Pontos;

8.5 Caso haja empate na pontuação entre duas equipas, a classificação será feita em primeiro lugar com base no confronto directo entre elas, em segundo lugar com base na diferença entre golos marcados e sofridos e, por último, com base no maior número total de golos marcados. Se mesmo nestas condições as equipas continuarem empatadas, o próximo critério de desempate será a equipa mais disciplinada e, por fim, o sorteio puro através de “moeda ao ar”;

8.6 Nos jogos a eliminar haverá, em caso de empate, pontapés da marca de grande penalidade, 3 para cada equipa, caso o empate subsista funcionará o sistema de morte súbita, ou seja, o vencedor é encontrado depois do primeiro jogador falhar e o opositor marcar.


9. Disciplina

9.1 Os jogadores poderão ser penalizados com:

9.1.1 Advertência – Cartão Amarelo (ao segundo cartão amarelo será automaticamente mostrado o cartão vermelho);

9.1.2 Expulsão – Cartão Vermelho;

9.2 O jogador expulso não pode permanecer no recinto de jogo, podendo, contudo, ser substituído após 2 minutos ou caso a sua equipa sofra um golo.

9.3. Os jogadores expulsos poderão ser alvos de sanção disciplinar da organização do torneio, podendo os mesmos ser castigados com jogos de suspensão ou mesmo irradiados do torneio se estivermos perante situações de agressões física ou verbal.


10. Responsabilidade

10.1 As equipas e respectivos jogadores, ao participar, aceitam automaticamente e sem condições de qualquer ordem, todas as normas do presente regulamento;

10.2 Tratando-se de um convívio desportivo não estará presente qualquer força da ordem pública. Em caso de incidente grave, a organização reserva-se o direito de apelar às autoridades de ordem pública.

10.3 Da mesma forma, não estará presente qualquer ambulância na área próxima do recinto de jogo. Contudo, em caso de acidente donde resulte uma lesão grave de qualquer interveniente no jogo, a organização tudo fará para assegurar os primeiros socorros e de imediato chamar a respectiva ambulância.


11. Considerações finais

11.1 Os casos omissos neste regulamento serão resolvidos pela organização, não havendo possibilidade de recurso;

11.2 No caso específico das leis do jogo, os casos omissos neste regulamento serão resolvidos de acordo com as Leis do Jogo de Futsal promovidas pela FIFA.

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